sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como sair do vermelho??



E aeee .. como vamos!?


Hoje o assunto é como eu me livrei das dívidas.
Não tenho nenhuma formula mágica.
Vou apenas contar como estou conseguindo colocar minha vida em ordem e comprar minhas poucas coisinhas.
 Após um término de namoro que me levou muitas moedinhas [gastei muito nesse relacionamento..rs] me vi cheia de dívidas, nome sujo e ainda querendo curtir minha nova vida de solteira.
O que aconteceu!?
Me afundei ainda mais. =p
Após gastar tudo que podia, viver pagando o mínimo do cartão e fazer do cheque especial meu salário, resolvi mudar.
Para me incentivar ainda mais, comecei um novo relacionamento que me ajudou e ter uma nova filosofia financeira.
Demorei 1 ano e meio entre, pagar o cartão [e cancelar] e voltar a viver com meu salário como deveria ser.
Mesmo assim, ainda pago uma renegociação com o banco.
Como fiz!?
Parando de gastar.. simples!
Comecei a economizar o quanto dava. No primeiro mês não foi praticamente nada, mas uma hora já estava guardando o suficiente para me livrar da energia negativa que é estar no vermelho.
Junto com toda essa mudança vieram hábitos novos.
- Comecei a utilizar uma planilha para me organizar com entradas e saídas. Tem várias para download na net.
Não deu certo, eu não atualizava!
Então baixei o app iDespMoney e agora fico full time atualizando e me lembrando o quanto ainda posso gastar.
- Não ando com dinheiro! Saco apenas o que preciso pagar em mãos e o resto é no débito.
- Abri uma poupança e no primeiro dia que o meu salário entra, já transfiro. Tem meses que consigo guardar uma boa quantia, em outros vai o que dá. Só não deixo de guardar.
- Mudei meus hábitos. Noitadas só quando for “incríiiivel e imperdíiiivel”. Cortando as noitadas gasto menos com bebidas, comidas, entradas.. E também tenho menos vontade de comprar roupas, pois não vou ter onde usá-las..rs Juro que esta dando super certo! Claro que essa mudança veio junto com o pacote atualizado [novo namoro]. Vimos o quanto gastávamos, que nos curtíamos pouco e que perder noites de sono já na estava tão legal e resolvemos diminuir.
- Os lanchinhos mega calóricos estão menos frequentes. Aquele “burgão” da esquina só rola quando temos vontade e não por necessidade. Comiamos quase sempre nas sextas-feiras, agora damos preferência a cozinhar em casa ou comer no shopping, porque podemos usar o vale refeição que sempre sobra.
- Como falei acima, cancelei o cartão de crédito. Essa foi uma decisão sábia! Hoje compro o que dá a vista e o que não dá [nos casos de comprar on line que não pode ser pago por depósito], uso o cartão da minha mãe e do meu amor, parece feio né, mas é a melhor forma de me controlar. Porque se for uma coisa fútil, não peso a eles e se é mesmo fútil, acabo não comprando.
- Agora pago a vista. Aprendi a arte de barganha. Hoje compro a vista e sempre tem um desconto. Dessa forma, consigo comprar coisas de um valor, teoricamente mais alto pagando menos e não contraindo dívidas para o mês seguinte.
- Tenho uma Wish List, nela estão os artigos “um pouco mais caros” que preciso me organizar para comprar. O objetivo é comprar a vista e ter o lindo poder de barganhar por um precinho mais amigo.


- Hoje, pesquiso onde esta mais barato para comer, o dia mais barato do cinema, em todos os sites que me indicam valores mais baratos do mesmo produto.
Eu me amarro, eu adoro fazer essas buscas. Claro que tenho exceções. Tem dias que quero comer naquele lugar e é pra lá que eu vou! Tem final de semana que quero pegar um cineminha, e lá vou eu!
 Resumindo: Mudei meus hábitos, meus objetivos, minha postura.. Eu mudei á mim, antes de pedir mudanças do mundo.
 Tenha objetivos!
Se discipline!
Essas são dicas muito importantes para o nosso sucesso. Se você consegue administrar o seu dinheiro, vai ter êxito em outras esferas da vida como casa, família, filhos e quem sabe um novo negócio!


bjinho.. boa sexta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário