terça-feira, 14 de maio de 2013

MDF ou MDP !?


E ae.. belezinha!?
Ultimamente estou interessada em comprar uns móveis para o meu quarto, pensando basicamente em ter um cantinho de estudos.
Primeiro: minhas necessidades nuas e cruas!
- Mesa
- Armário multiuso
- Cadeira confortável
Segundo: medi o cantinho que tinha disponível.
Com essas medidas, sei até onde posso ir.
Chamei meu amigo Google para me ajudar .. busquei por imagens dos produtos que tenho interesse e achei esses [com bom custo benéfico].
Depois busquei nos sites que fazem comparação de preços [BuscaPe e BonDeFaro].
Entrei em contato com o fabricante [BRV Móveis], fui super bem atendida e tirei todas as minhas dúvidas quanto a montagem, material...
Fui a uma loja física para ter uma noção de como seria.
Lá, descobri que os móveis eram feitos de MDP e MDF.Tá..
E daí!?

E daí que o vendedor tocou o terror quanto a mistura desses materiais.
Disse que eu teria que comprar apenas em MDF.

Em uma pequena amostra, vi que a maioria dos móveis é composto dessa dupla.
Apenas os mais caros e mais bem “desenhados” são apenas de MDF.

Os dois tem características diferentes.
Cada um tem sua estrela e seu calcanhar de Aquiles.

O MDF é feito com lascas de madeira e por esse motivo é bem mais válido na produção de produtos com pouco manuseio, curvas [como bordas boleadas] e cortes na superfície.

Quanto ao MDP é feito de pedaços de madeira.
Aceita receber muitos furos.
Essa tem sido a saída da indústria moveleira para baratear a produção e não perder qualidade.
A tabela a seguir é bem explicadinha.

Este é o gráfico de como é o processo de produção de cada uma.

Vai comprar um móvel nessas condições e quer saber mais!?
Separei os sites AcessaRua DireitaCasa moveis e decoracao e Ark Arquitetura.
Por último uma tabelinha com o MDP, MDF e o Compensado.

Espero ter ajudado a desmistificar essa dupla.
Bjinho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário