sábado, 25 de maio de 2013

Exposição - WPP


Hellow hellow..
Hoje fui na impactantemente real exposição Word Press Photo.
Esta rolando na Caixa Cultura, no Centro do Rio de Janeiro. 
Falei sobre neste post.


Fiquei um bom tempo refletindo e lendo sobre a maioria das fotos.
São momentos da vida real captados na sua essência.
Muitos chocam, todos impressionam pela técnica, alguns são tristes, outros são trágicos e poucos são felizes.
Não se trata do retrato de uma cena congelada.
Trata-se de janelas para mundos que fingimos não conhecer, problemas que nos iludimos pensando não existir.
Lá, estão imagens do mundo que eu e você vivemos e que nada fazemos para mudar.
A cada tela o choque é a reação mais vista entre os olhares que ali estavam.
Tirei algumas fotos das imagens que mais me chocaram e explico porque.
Infelizmente não vou lembrar de toda a descrição das fotos, me perdoa!?rs
 *A expressão deste leão e os pinguins "olhando a hora" .. me tiraram o folego!

*Achei que fosse algum tipo de brincadeira, mas é um macaco treinado para pedir esmolas com essa cabeça de boneca. 

*Esta foto foi tirada depois do Tsunami. Me deixou impressionada em como a árvore esta destruída e como ainda assim consegue ter uma beleza inexplicável. Parece flutuar em meio ás ondas.

*Trata-se de meninas se prostituindo na beira da estrada. Em dua maioria são meninas imigrantes que foram com a promessa de emprego mas foram enganadas e obrigadas a se prostituir.
 *A foto no canto superior esquerdo me fez refletir em como estamos acostumados com a violência. Não gostaria que fossem minhas filhas a presenciar cenas como esta.

 *Esta mulher sofreu violência em casa. Quando cansou de ser violentada pelo marido decidiu se separar. Ele a ameaçou mas ela prosseguiu. Em uma noite ele jogou ácido nela e na filha, causando queimaduras terríveis. Elas tiveram a ajuda do vilarejo onde moravam. As duas ficaram com o rosto desconfigurados, e a menininha perdeu uma vista. E o homem!? Nada aconteceu, como em quase todas as culturas do mundo! Me revoltei, mais uma vez..

*Fiquei impressionada com a técnica usada em um milésimo de segundo. Uma imagem beliiiissima pela fotografia em si e pela expressão deste homem.

*Amor.. sempre o amor! Ele desenvolveu o Alzheimer e ela, cuidou com todo zelo até a sua morte. Uma linda história e uma imagem perfeita em sua essência!
Essa exposição vale a pena não só por serem fotografias premiadas e reconhecidas mundialmente, mas para refletir.
Para mudarmos pelo menos 1% da atitude que temos ao nos deparar com realidades contrastantes.
Posso não mudar o mundo todo, mas pode ter certeza que o meu universo quase particular será bem melhor do que o programaram.
Vai lá e volta para me contar o que achou..
Bjinho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário