quarta-feira, 24 de julho de 2013

O que vi: Workshop Beleza e Personagens


Na semana passada o Senac Botafogo nos deu a honra de assistir a um workshop com o Luiz Garrido.
E para ficar melhor, gratuito!rs
O workshop foi sobre Retrato de Beleza e de Personagens.
Comentei neste post que haveria o evento.
Aprendi tanta coisa!!
Nossa..
Acho que por eu nunca ter contato com cursos de fotografia acabo aproveitando e sugando muitas informações nestas poucas oportunidades que estou tendo.

Acho praticamente impossível dizer aqui tudo que aprendi lá.
Mas, vou tentar comentar um pouco sobre as dicas dadas pelo Garrido.

O equipamento que ele usa é o mais simples possível.
Geralmente fotografa com as lentes 105mm e 35 mm.
Na iluminação, usa rebatedores e um esquema simples que dá para ver nas fotos abaixo.

Duas curiosidades que ele comentou e que eu testei me chamaram atenção.
- Não mostrar as fotos ao retratado, para que não corra o risco dele te dirigir
- Não olhar no visor como as fotos estão ficando.
Essas pequenas dicas já fizeram diferença pra mim.
O processo criativo realmente evolui!!


Para ilustrar a parte de Retratos de Beleza, tivemos a presença de uma modelo e um maquiador.
Ver como o fotógrafo se movimenta para explorar todos os ângulos possíveis foi um barato.


O maquiador ajuda bastante.
Ele ajusta a modelo sempre que o fotógrafo solicita.



Esse momento pra mim foi um dos melhores.
O maquiador fazia esculturas lindas com o cabelo da modelo.
Quero fazer isso com alguma cobaia..rs
As fotos ficaram lindas.
Este movimento do cabelo deixa a foto completamente diferente.
A fotografia perde um pouco a estática!
Adorei!!
Ver o quanto é simples de fazer me deixou com água na boca.
Tudo bem que pra mim não vai ser "tão simples assim", mas vou tentar um dia!rs


No segundo momento do dia, o Garrido escolheu uma pessoa da plateia para mostrar como ele traduz a personalidade do retratado através das lentes.
Foi interessante ver os pontos que ele avalia para montar uma cena.
Independente de quem seja retratado, a foto sempre vai ter um pouquinho do fotógrafo.
Neste momento percebi que temos mesmo que fazer com que o personagem aflore.
Ele tem que se mostrar para agente.
Só assim vamos captar verdadeiramente quem ele é.
Claro que a direção do fotógrafo conta e muito né.
Mas, nada que a pratica não resolva.

O Garrido acredita que temos que saber sobre quem estamos fotografando.
Quando ele escolheu esse rapaz, conversou com ele sobre alguns assuntos, como o que faz da vida e qual sua ligação com a fotografia.


Estes foram os resultados de algumas das fotografias feitas pelo Garrido.



Eu aforei este workshop.
Na verdade adorei "workshop".
Nunca tinha ido a nenhum, e nesta semana conseguir ir a dois.

Estou muito feliz por tudo que aprendi.
Vou guardar muito bem essas dicas e pratica-las.

bjo bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário